A autoestima vai muito além da moda e dos padrões de beleza que muitas marcas de produtos impõe para nós mulheres. É nossa expressão do que gostamos, do que nos faz bem e isso reflete em nosso comportamento, em todas as situações e nas decisões que tomamos para nossa vida. E se a autoestima estiver em baixa, a influência será negativa em todas as áreas, principalmente no emocional.
A negatividade vai fazer parte do seu dia a dia e isso só atrairá coisas ruins, até nos relacionamentos amorosos poderá ser infeliz. Já que você não se ama e não se cuida, não terá condições de amar e cuidar de alguém. Sendo assim, provavelmente haverá envolvimento com pessoas comprometidas ou que tratam você mal. Com os amigos não é diferente, a atração por pessoas que só querem sugar e não somar é facilitada quando se tem a autoestima baixa.
Sua vida não evolui quando sua autoestima está abalada, nem no campo profissional, pois está sem confiança em si mesma e isso só atrasa todo seu planejamento de um futuro sólido e feliz. Falta também coragem de tentar algo novo, por isso acaba ficando sempre na sua zona de conforto, quando surgi algum obstáculo não se esforça para mudar a situação e acaba desistindo de tudo. Nos estudos não consegue levar nada a sério, não vai bem nas provas e isso por falta de coragem e por ter medo de tirar as dúvidas em sala de aula com o professor. Praticamente a autoestima baixa acaba fazendo uma autossabotagem em você mesma.
Autoestima lá em cima
Sabemos que a autoestima se faz desde a infância até a adolescência, mas nada impede de recomeçar a sua construção na fase adulta. Através das escolhas que for fazendo no dia a dia é que alimentarão a sua autoestima. Se você toma uma decisão e sabe que não foi boa, acaba fortalecendo aquilo dentro de você, mesmo sem perceber e aquilo vai ficar te incomodando, podendo gerar um problema mais sério em sua mente.
Agora se você ataca os problemas com pensamentos positivos, consegue disseminá-los da melhor maneira possível e acaba invertendo a situação ruim para algo mais tranquilo de se resolver. A nossa autoestima funciona como em um ciclo: se você tem mais pensamentos positivos, maior será a estima passada para você e com a autoestima alta, as suas escolhas serão as melhores possíveis. Veja algumas formas de melhorar a sua autoestima:
* Se coloque como prioridade em tudo;
* Alimente-se bem, pois cuidará do seu interior;
* Faça atividades físicas e goste de sua imagem refletida no espelho;
* Mostre suas qualidades e não lamente os defeitos;
* Permita-se conhecer a si mesma;
* Ame-se antes de amar outra pessoa;
* Se trate com carinho, você merece;
* Ouça a sua intuição, isso melhorará a sua autoconfiança;
* Faça sempre algo que a deixa feliz, não importa o que seja.
Faça tudo isso por você, aprenda com as experiências passadas, busque conhecimento e entenda melhor todos os seus pensamentos, questione-se e tenha diálogo interno com você mesma. Isso não é loucura, e sim uma forma de ajudar a sua saúde mental funcionando adequadamente. Fortaleça sempre o seu vocabulário com palavras positivas e otimistas, construa sua autoimagem e sua autoestima em cima dessa base. Não perca seu tempo precioso sofrendo, a autoestima muda sempre e poderá construí-la de maneira constante e sempre dando o melhor de você!