acessórios,  decoração,  Destaques,  lançamentos,  Outros,  Tendencia de Decoração

Ampliando o ambiente através da decoração

Dicas para deixar espaços pequenos mais aconchegantes e bem decorados

Com a diminuição do tamanho de apartamentos e casas, é frequente surgirem questionamentos a respeito da maneira de organizar e decorar esses ambientes.

Escolher elementos práticos e fazer uso de técnicas que ampliem a sensação de espaço são estratégias para tornar o local mais aconchegante e com personalidade.

Com isso, para os projetos de decoração realizados em ambientes pequenos, o planejamento é fundamental para garantir que todos os espaços sejam bem aproveitados.

Isto é, antes de começar a decorar, é preciso que os moradores analisem suas necessidades e definam quais itens são essenciais para cada cômodo.

Adicionalmente, diversos elementos contribuem para amplificar a percepção de amplitude do ambiente.

Móveis funcionais que fazem parte da decoração

Dentro de espaços pequenos, todos os itens posicionados nos cômodos se tornam parte da decoração.

Por isso, é fundamental pensar em sofás, camas e demais móveis como integrantes decorativos.

Além disso, optar por itens funcionais, como armários planejados e mesas de cabeceira com rodinhas, permite facilidade na adaptação, organização e circulação pelo ambiente.

Menos é mais em ambientes pequenos

Quando se trata de decoração em imóveis pequenos, é fundamental que os moradores evitem o acúmulo de objetos ou o desarranjo de itens fora de seus lugares apropriados.

Portanto, possuir poucos itens não significa falta de decoração nos ambientes, e, para deixar os cômodos com personalidade, a dica é optar por ornamentos de parede, como quadros, prateleiras, nichos e demais opções.

Para indivíduos que possuem uma quantidade considerável de pertences que demandam espaço de armazenamento.

Do mesmo modo, a alternativa é escolher móveis multifuncionais, como camas com baú, sofás com abertura no estofado, entre outros.

  • Escrivaninha com Cama Embutida;
  • Cama com Gavetas Embaixo;
  • Mesa de Centro com Armazenamento;
  • Sofá com Portas USB;
  • Bancos com espaço de armazenamento;

Dessa forma, os itens permanecerão guardados, liberando espaço para a circulação no ambiente.

Pensando nos eletrodomésticos

A escolha dos eletrodomésticos deve ser conforme o espaço disponível no local.

De modo que, cozinhas pequenas demandam geladeiras e fogões menores, e optar por utensílios adequados garante maior espaço para circulação na hora de cozinhar.

Além disso, vale a pena analisar o estilo de vida dos moradores e reconsiderar a necessidade de eletrodomésticos como batedeira, liquidificador, forno e demais utensílios menos utilizados.

Iluminação natural e pontual

Para dar sensação de mais amplitude aos cômodos, a dica é aproveitar a iluminação natural do local.

Sendo assim, é fundamental utilizar cortinas que permitam a entrada de luz, assim como evitar qualquer tipo de objeto na frente das janelas.

Já no caso de ambientes com pouca iluminação natural, a alternativa é utilizar lâmpada branca na iluminação central e criar pequenos pontos de destaque no cômodo.

Contudo, esses pontos pode ser por meio de abajures e luminárias com lâmpadas amarelas.

Espelhos ampliam o ambiente

Quanto mais luz circular pelo ambiente, maior será a percepção do espaço.

Por isso, quando colocados de frente às janelas, os espelhos cumprem o papel fundamental de auxiliar nessa ilusão.

Além disso, os espelhos são itens que integram a decoração das paredes, podendo ser colocados em diversos locais e em diferentes formatos.

Natureza como recurso para o bem-estar

De acordo com pesquisa feita pela Konkuk University, na Coreia, pessoas em contato com plantas no ambiente elevam seu humor, conforto e sensação de relaxamento.

Por isso, adicionar elementos naturais auxilia a tornar o ambiente ainda mais aconchegante e proporcionar bem-estar aos moradores.

Além do benefício visual que as plantas trazem a ambientes pequenos, elas são responsáveis pela purificação do ar, tornando o espaço menos poluído e auxiliando na respiração dos moradores.

Planejamento de cores para espaços pequenos

Espaços menores demandam mais atenção na hora da escolha de cores para as paredes.

De modo geral, cores claras refletem maior quantidade de luz, sendo responsáveis por deixar o espaço com a percepção de amplitude.

Por isso, a dica é optar por tons claros, como rosa, azul, verde, creme, amarelo ou branco. Além disso, quanto mais claro o teto, maior a sensação de altura do local.

Para deixar o ambiente alegre e com personalidade, a dica é escolher pontualmente itens coloridos, como almofadas, roupas de cama, quadros, vasos, entre outros elementos menos impactantes.

Escolhendo o piso

Tão importante quanto a escolha da cor das paredes, o piso possui papel fundamental para dar amplitude ao espaço.

Utilizar um único piso para todo o imóvel reduz a sensação de separação entre os cômodos, e essa escolha garante a percepção de espaço maior.

Por fim, revestimentos adequados e em cores claras garantem maior iluminação ao local.

Nesse sentido, e opções como o piso laminado com tábuas estreitas e em tons como off-white, cinza, carvalho-claro, entre outros, auxiliam ainda mais na sensação de amplitude de espaços pequenos.

  1. Oi flor tudo bem, boa tarde, dessa linha da betty não existe mais. mais olha eu procurei aqui, tem outros…

  2. Oi, gostaria de saber se esses perfumes ainda existem pra vender…

Por favor, siga e curta:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casa brasileira para 2024 tendências 5 modelos de saia para usar em 2024 8 Cuidados diários para suavizar as linhas de expressão do rosto 52 dicas presente para o natal 10 casas de campo dentro da cidade